sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Capital ganha fundo de cultura

Florianópolis conta agora com um dispositivo que fomenta os investimentos em projetos de cunho artístico e cultural

Fonte: Texto publicado na coluna de  Rene Muller (Diário Catarinense 09/11/2010)

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou o projeto de lei do Executivo que institui o Fundo Municipal de Cultura, vinculado à Fundação Cultural de Florianópolis O novo mecanismo vai proporcionar financiamento de projetos culturais – e tem potencial para transformar a Capital em uma referência na área.

A proposta é de autoria da Fundação Cultural de Florianópolis, e foi entregue ao prefeito Dário Berger no início do ano. Foi elaborado pelo diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Franklin Cascaes, Dennis Radünz, e baseou-se em especial nos fundos existentes em Joinville, Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

O novo fundo foi aprovado com rapidez, e de modo unânime, inclusive pelos parlamentares de oposição. Isso porque já precisa entrar na proposta orçamentária do ano que vem – a parte da prefeitura corresponde a 0,9% da previsão Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Isso deve ficar entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão.

Também integram a receita do fundo subvenções, transferências e auxílios oriundos de convênios e acordos celebrados com instituições públicas e privadas, bem como doações, bens móveis e imóveis recebidos de pessoas físicas e jurídicas, receitas de eventos, entre outros.

As disponibilidades do fundo serão aplicadas em projetos que visem o fomento e o estímulo a programas e produções de natureza artística e cultural da Capital.

O projeto prevê a criação da Comissão Gestora do Fundo Municipal de Cultura, com a atribuição de orientar, administrar e fiscalizar seu funcionamento, composta pelo superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, dois membros indicados por livre escolha do chefe do Poder Executivo Municipal e dois da sociedade civil indicados pelo Conselho Municipal de Política Cultural, com mandato de um ano e sem remuneração.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

#Dica de Leitura

                                                  

Muito interessante e pertinente a reflexão de Leonardo Brant  em seu post sobre os novos desafios culturais para o próximo governo. 

Já que a cultura foi de certa forma "excluída" dos debates de todos os candidatos (para governo e presidência) os Blogs e meios virtuais se encarregaram de estabelecer o dialogo entre a classe artística, seja ela produtora ou consumidora de arte!

Acesse o Link e Boa Leitura!!
http://ht.ly/35NiQ

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

15º Festival Catarinense de Teatro



De 16 a 21 de Novembro Brusque sedia a 15ª edição do Festival Catarinense de Teatro. Promovido pela Federação Catarinense de Teatro e realização da Fundação Cultural de Brusque, o projeto conta ainda com o  patrocínio do Funcultural, da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
A Harmônica Arte e Entretenimento estará representada pela Traço Cia de Teatro com o espetáculo de rua “Fulaninha e Dona Coisa” dia 19/11 as 12h na Praça Central de Brusque.

Todas as apresentações são abertas ao público.