terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Marketing Cultural: reflexões para 2011.

O Ano de 2010 caminha para o fim e com ele o prazo de entrega de muitos projetos que visam aprovação para o ano que vem. Estima-se que na Lei Federal, a cada 10 projetos aprovados, apenas 4 são captados e realizados. Um numero pouco divulgado, mas que simboliza a deficiencia das Leis de incentivo. Falta entendimento das empresas para patrocinar? falta interesse? falta capacitação de quem deveria captar estes recursos? Qual o problema?
Refletindo sobre a importancia do Mkt Cultural, entendemos que existem muitas vantagens em sua prática, pois o projeto cultural tem a capacidade de transportar uma informação do universo do público consumidor daquele produto cultural para o do público consumidor do produto ou serviço da empresa patrocinadora.
O jornalista e consultor especializado em marketing cultural Alexandre Possendoro diz que "com variações, o mkt cultural é uma atividade genuinamente nacional, fruto da junção de alguns fatores sociais. O embrionário foi a carencia social". Pra elee pra muitos gestores, as empresas, produtores e entidades com fins culturais perceberam que o Estado não tem, nunca teve e talvez nunca tenha condições de atender a todas as demandas culturais da sociedade. Ou seja, o Estado nunca terá condições de produzir todos os filmes, todos os espetáculos teatrais, de dança, exposições, shows, livros etc etc etc, enfim, todos os sonhos da sociedade não cabem no Estado. Já a empresa privada que vive nesta sociedade precisa compartilhar estes sonhos. Seus donos, diretores, clientes e também os filhos, parentes .. todos vivem nas cidades e precisam consumir a cultura, ter acesso a ela e a educação.
Trata-se de um processo obvio, na qual a empresa sabe que pode, deve e que terá vantagens ao investir na sociedade da qual ela mesma depende em todos os sentidos.
Porém, o ato de financiar um projeto não deveria apenas se dar no ambito do desconto fiscal, pois o governo não pode transferir para a iniciatica privada a SUA tarefa de promover a cultura.

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