sexta-feira, 1 de abril de 2011

A novela do CIC - Por Ligia Gastaldi


Esta semana o Governo de Santa Catarina entregou as salas das oficinas do CIC. Só para lembrar: há dois anos o Centro Integrado de Cultura foi fechado para uma reforma geral. Desde então cinema, teatro, oficinas, pararam de funcionar. Milhões de reais já foram para essa obra regada a muita polêmica.
Segundo o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, em entrevista para a TVCOM, a verdade é que "vários setores do CIC foram fechados antes mesmo da licitação para obras e isso foi um erro". Entre os setores fechados sem licitação estão o teatro e o cinema. E aí eu pergunto: se nem licitação tinha por que fechar? Pior, por que desmontar todo o teatro e transformá-lo em depósito de entulhos? A única resposta é "foi um erro". 

Para nós amantes da cultura esse erro tirou de cena o único teatro decente para shows maiores e um cinema que tinha uma bela programação. O pior é pensar que licitação para o teatro e o cinema sequer foi aberta e segundo  Joceli,  "após a homologação da licitação, demora ainda, pelo menos, 12 meses para o Teatro ter andamento das obras". Cá entre nós, a gente sabe que se admitem 12 meses a verdade é que vai demorar muito mais. Portanto, até 2012 nada de teatro.
Enquanto isso os produtores locais usam outros espaços para shows que deveriam ter como sede um bom teatro. Nossos dois outros teatros, o Álvaro de Carvalho e o Teatro Pedro Ivo Campos, são pequenos, o que inviabiliza muitos shows.
Lamentável.

Quem passa pelo CIC hoje vê o estacionamento abandonado e acessos cheios de lama.

  

Ou seja, essa entrega de salas de oficinas me parece mais uma atitude política do tipo: "ó estamos resolvendo" do que realmente a solução. Vamos entregar qualquer coisa que as críticas vão amenizar. Não meus senhores, não ameniza não. E ainda bem que há cobrança porque caso contrário correríamos o imenso risco de o CIC ficar abandonado de vez.
Torço para que a licitação do teatro e do cinema saiam logo. Torço para que tomem vergonha na cara e tenham mais respeito pelo patrimônio público.
Mas o que fica mesmo hoje é que esta atitude de irresponsabilidade e incompetência nada mais é do que o retrato da falta de interesse dos nossos governantes pela cultura.
E isso sim me deixa de luto.

Ligia Gastaldi
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário